EV: Estudo de viabilidade
AUT: Autoria
DES: Desenvolvimento
COM: Compatibilização
COO: Coordenação
O projeto consistiu na criação de uma sala de concertos para 750 pessoas, preservando o painel de fachada de Di Cavalcanti já restaurado, além do hall de entrada no térreo e o foyer superior.
A partir do estudo de ocupação, surgiu um desafio estrutural: a estrutura de reforço necessária para manter o painel não poderia receber cargas horizontais ou verticais. Além disso, o vão de 25 metros da caixa acústica interceptava áreas destinadas ao restauro.
Após análise in loco e estudo das plantas originais, foram identificadas duas antigas saletas de telefone no térreo, posicionadas a 25 metros de distância, nos limites da plateia. Nesses pontos foram implantados dois robustos pilares, permitindo conceber uma estrutura independente para a sala, sem interferir no painel.
Os vãos de 25 metros foram vencidos por treliças de grande porte, que abrigam toda a infraestrutura necessária ao desempenho acústico e funcional da sala. As quatro faces, a cobertura e o piso foram projetados com sistemas de isolamento acústico, garantindo controle sonoro tanto de fora para dentro quanto no sentido inverso.
Projeto em BIM
Uso diferenciado trouxe desafios ao projeto
Conceito arquitetônico diferenciado
Soluções estruturais desafiadoras
Sistema estrutural misto (concreto moldado in loco, metálica)
Fachada como bem tombado
Certificado LEED Gold
EV: Estudo de viabilidade
EP: Estudo preliminar
AP: Anteprojeto
PR: Pré-executivo
EX: Executivo
DT: Detalhamento
LO: Liberado para obra
PL: Projeto legal
AB: As built